Fonoaudiologia

A especialidade

É o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia. Pode compor equipes com outros profissionais, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

Fonoaudiologia Neurofuncional

O fonoaudiólogo é responsável pela avaliação, diagnóstico e habilitação e reabilitação em pacientes com alterações neurofuncionais, além de prestar assessoria e consultoria Fonoaudiológica. O profissional ainda promove ações educativas, preventivas e de inclusão social e educacional da pessoa com alteração Neurofuncional.

Gerontologia

A Gerontologia trata da saúde do idoso e para beneficiar e melhorar a sua qualidade de vida o fonoaudiólogo atua de forma interdisciplinar e transdisciplinar. O profissional realiza avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção das patologias ligadas à fonoaudiologia e orienta quanto aos fatores de risco para a saúde do idoso. Ações voltadas à assessoria e consultoria Fonoaudiológica também são realizadas pelo profissional da área bem como a prevenção, avaliação, diagnóstico e reabilitação ligadas à deglutição, comunicação, audição, equilíbrio, voz, funções e praxias orofaciais. O fonoaudiólogo também realiza encaminhamento para seleção e adaptação de AASI (aparelho de amplificação sonora individual).

M.O. (Motricidade Orofacial)

Nessa área, o fonoaudiólogo atua na prevenção de alterações da região da face e pescoço além das funções de sucção, mastigação, deglutição e respiração. O profissional também presta atendimento para tratamento de disfunções miofuncionais de origem estrutural, funcional, mecânica ou neurogênica; e em casos de perícia judicial, triagem neonatal com o “teste da linguinha”; e assessoria e consultoria em amamentação e estética facial.

Audiologia

Muito ampla e uma das primeiras áreas a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), o audiologista, fonoaudiólogo especialista em Audiologia, atua na recuperação de diversos distúrbios auditivos, proporcionando desde terapias até à adaptação de aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), os conhecidos aparelhos auditivos, para aqueles que perderam parcialmente a audição. Uma outra vertente da área, reabilita pessoas com problemas relacionados à equilibrio e zumbido, grandes causadores de procura a profissionais da saúde. Através de terapias, o fonaoudiólogos proporciona ao indivíduo com distúrbios relacionados ao sentido da audição e do equilíbrio melhor qualidade de vida.  

Disfagia

A atuação do fonoaudiólogo, nesta área, se faz presente na avaliação, diagnóstico e tratamento (habilitação/reabilitação) dos distúrbios da deglutição com intervenção precisa e direcionada em situações especificamente funcionais. O profissional ainda gerencia mecanismos de prevenção dos distúrbios da deglutição dirigidos à população nos diferentes ciclos de vida.

Linguagem

O fonoaudiólogo atua no processo de desenvolvimento da comunicação oral e escrita desde a infância à vida adulta auxiliando no tratamento de pessoas com dificuldade de comunicação (expressão e compreensão) que interferem na sua integração social e profissional.

Voz

O trabalho do fonoaudiólogo nessa área é direcionado à avaliação, diagnóstico e reabilitação das desordens vocais e aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz. Do mesmo modo, o profissional atua a fim de atender demandas de prevenção de patologias vocais, perícia vocal em requerimentos judiciais, assessoria, consultoria e condicionamento vocal a empresas e profissionais da voz.

Av. Ana Nery, 901 - Laguinho, Macapá - AP

Segunda a Sexta: 08h as 20h

Tel: (96) 3223-3721 / 98113-7576

©  2023 por @helenypaixao