O LCA (ligamento cruzado anterior) é o tecido que liga o fêmur à tíbia, na altura do joelho. A maioria das lesões do LCA ocorre durante a prática de determinados esportes, como basquete, futebol, esqui e tênis.
O tratamento pode incluir intervenção cirúrgica e fisioterapia.
Requer um diagnóstico médico
Os sintomas incluem inchaço no joelho, instabilidade e dor.
As pessoas podem ter:
Dores locais: no joelho
Nas articulações: instabilidade do joelho ou inchaço
Também é comum: andar mancando
Cirurgia
Artroscopia
Procedimento para diagnosticar e tratar problemas comuns usando uma microcâmera inserida em uma pequena abertura cirúrgica.
Reconstrução do ligamento cruzado anterior
Substituição de um LCA rompido, um dos ligamentos do joelho. O novo enxerto pode vir de um tendão no joelho ou de um doador falecido.
Quanto tempo demora a recuperação do LCA após a cirurgia?
Esse processo leva muitos meses. Antigamente, os pacientes retornavam ao esporte com 6 meses, mas foi observado que o enxerto continuava muito frágil ainda, o que aumenta muito o risco de romper de novo.
Atualmente, já se sabe que o tempo mínimo são 9 meses, mas alguns pesquisadores defendem 12 meses. Esse tempo varia muito conforme a biologia do paciente e a qualidade da reabilitação. Um paciente que demora pra iniciar a fisioterapia e faz muito poucas sessões jamais terá o mesmo resultado que um paciente que fez tudo certo.
Claro que, mesmo fazendo tudo certo, é possível romper novamente o enxerto. De qualquer modo, fazer tudo certo minimiza o risco. É isso que devemos compreender.
Fonte: ortopedistajoelho.com.br
Fisioterapia
Restaura a força e a função muscular por meio de exercícios.
Pré-operatório
Verifique com seu médico a possibilidade de realizar fisioterapia pré-operatória. Caso não haja contra indicações como lesões meniscais bloqueando joelho ou lesões concomitantes a outros ligamentos, a fisioterapia pré-operatória mantém a musculatura trófica, melhora a dor e assegura um arco de movimento normal do joelho.
Dispositivos
Atadura elástica
Ligaduras elásticas usadas para enfaixar e imobilizar membros que sofreram entorses e distensões fornece suporte e compressão.
Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros.
Comments